terça-feira, 21 de março de 2023

Comentário sobre a pergunta 139 do Livro dos Espíritos

 

Comentário sobre a pergunta 139 do Livro dos Espíritos.

 

A pergunta 139 do Livro dos Espíritos, obra fundadora do Espiritismo publicada por Allan Kardec em 1857, trata da definição da alma. Nela, Kardec questiona alguns Espíritos e, antes deles, alguns filósofos que definiram a alma como sendo: “uma centelha anímica emanada do grande Todo”. Essa definição parece contradizer a ideia de que a alma é um ser individual e independente. Por que essa contradição?

 

Para responder a essa questão, é preciso entender o que significa o grande Todo e qual é a relação entre ele e as almas. Segundo o Espiritismo, o grande Todo é Deus, o criador de todas as coisas, a inteligência suprema e a causa primária de tudo o que existe. Deus é infinito em seus atributos e não pode ser compreendido pela razão humana. Ele é único, eterno, imutável, imaterial, onipotente, soberanamente justo e bom.

 

As almas são os Espíritos criados por Deus para evoluir através das múltiplas existências. Elas são simples e ignorantes no princípio e vão adquirindo conhecimento e moralidade à medida que progridem. Elas são indivisíveis e indestrutíveis, mas não são perfeitas nem imutáveis. Elas têm livre-arbítrio para escolher entre o bem e o mal e sofrem as consequências de suas ações.

 

Portanto, as almas são centelhas anímicas emanadas do grande Todo no sentido de que elas têm sua origem em Deus e dele recebem a vida e a inteligência. Mas elas não são partes integrantes de Deus nem se confundem com ele. Elas são seres distintos e independentes que conservam sua individualidade mesmo depois da morte do corpo físico.

 

A definição de alma como uma centelha anímica emanada do grande Todo não é uma contradição em si mesma, mas uma forma simbólica de expressar a relação entre Deus e suas criaturas. Ela pode ser interpretada como uma metáfora ou uma analogia para facilitar a compreensão humana de um mistério divino.

 

Espero que esse texto tenha esclarecido um pouco mais sobre esse tema tão fascinante que é a natureza da alma segundo o Espiritismo. Se você gostou desse conteúdo ou tem alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo. Obrigado pela leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário