domingo, 30 de setembro de 2018

Política e políticos


Política e Políticos

Política é a palavra que serve para definir a ciência de governar os povos; o trabalho para dirigir, organizar e orientar os negócios de um estado, de maneira hábil, astuta. Até aqui os políticos brasileiros se enquadram perfeitamente, em quase sua totalidade, salvo algumas exceções degradantes. Porém, se continuamos a conceituar esse tema, devemos complementar com outras definições relevantes a respeito do que se confere aos termos “hábil e astuto”. A esperteza e habilidade que todos os aspirantes a políticos devem possuir estarão circunscritas aos círculos do bom caráter, polidez, desprendimento, gentileza, amor incondicional à pátria e ao próximo, honestidade, inteligência, humildade, cortesia, civilidade além de boa capacidade de relacionamento com outras pessoas. Estas, são qualidades, que bem poucos (sendo otimista), dos atuais pretendentes aos cargos de política, possuem.

Posso estar equivocado na imagem que faço, baseado na seguinte circunstância: Gostaria de ver o entusiasmo extremado de tantos candidatos, se lhes fossem retiradas mordomias, o alto salário, e as facilidades em todos os sentidos, em troca apenas do reconhecimento de honra ao mérito; talvez sua entrada para a história do seu País; seu nome imortalizado, batizando algum logradouro público; talvez, sua estátua em alguma praça ou parque. Afinal, amor com amor se paga, e a dedicação e o trabalho voluntário, prestados à Nação, como prova deste amor incondicional, seriam pagos pelo reconhecimento dos filhos da Pátria ao seu benfeitor.

Eu gostaria de ver quantos se apresentariam, com tanto entusiasmo para resolver todos os problemas, ou mesmo sem entusiamos, para levar avante esta verdadeira política. Eu estou convicto de que, decerto, estaríamos livres dos “horários políticos” da TV e das imagens deprimentes de tanta gente exalando hipocrisia por todos os poros. Estaríamos livres também das discórdias entre os partidários de um ou de outro candidato que, no final, não leva a nenhum lugar que não seja a incerteza no cumprimento das promessas vãs, mas que precisam ser ditas, com a finalidade única de iludir o eleitor e ganhar o seu voto.

Ganha aquele que for mais “político”, ou seja, mais esperto e inteligente nas artimanhas, usando gestos e palavras cuidadosamente estudados e elaborados para confundir a mente dos incautos que, atingidos emocionalmente, terminam por agitar, inflamados, as bandeiras dos pretendentes, no ledo engano de que agindo assim, defenderão corretamente o futuro da Amada Pátria Brasil!

Um comentário:

  1. Meu irmão, se fosse nesses termos não sobraria um!!! O "amor" pela Pátria ia acabar ligeiro!��

    ResponderExcluir