segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Viagem ao nordeste do Brasil

Viagem ao nordeste do Brasil


Em janeiro deste ano de 2013 estive visitando o nordeste brasileiro. Meu intinerário iniciou aqui em Goiânia, via terrestre (ônibus). O destino inicial foi Recife, capital do estado de Pernambuco. Atravessei o estado da Bahia, passando por Salvador. Seguimos pelo estado de Sergipe, passando por Aracajú - capital do estado. A seguir, Maceió, capital de Alagoas. Embora a passagem por Maceió tenha sido rápida, deu pra notar que se trata de uma belíssima cidade. Parabéns aos alagoanos! Seguimos para Caruarú, já no estado de Pernambuco e finalmente chegamos a Recife. Já era quase meia-noite.

Valem alguns comentários sobre as estradas que tive oportunidade de conhecer. Salvo alguns trechos, que geralmente se encontram em obras, são excelentes. Algumas com pistas duplas, outras com pistas simples, mas no geral, todas em boas condições. Na verdade, me surpreenderam pela excelência!

Em Recife, ficamos em Boa Viagem. Permaneci por uma semana e tive a oportunidade de conhecer um pouco da cidade. Não se deixa de perceber o cuidado dos dirigentes da cidade com sua aparência, limpeza, sinalização de trânsito, etc. Afinal trata-se de uma cidade turística!

Gostei muito de ver a sinalização de trânsito funcionando, com os semáforos sincronizados perfeitamente - permitindo um bom fluxo de veículos, mesmo nos horários de pico. Lembrei do caos em Goiânia - que tristeza - saber que se quisessem poderiam fazer o mesmo que se vê aqui em Recife.

Recife possui grandes avenidas, todas bem cuidadas. A iluminação noturna é uma atração pela beleza e bom gosto. Fiquei encantado!

Uma coisinha que não gostei foi o mau cheiro que exala dos muitos canais que permeiam toda a cidade. Em alguns locais são fortes e chegam a incomodar bastante. Outra característica que cheguei a estranhar muito foi o calor - terrível! Não sei se por causa do fuso horário, que não acompanha o horário de verão, ou pela situação geográfica da cidade, mas estranhei que às 5h da manhã o sol brilhava alto e muito quente.

Tive oportunidade de passear pelo litoral, ví diversas praias - quase todas cheias de coqueiros. Permaneci por uma manhã inteira na praia de Calhetas que, embora pequenina, é muito agradável!

Não poderia deixar de mencionar uma passagem por Olinda. A visita foi rápida e feita à noite. Mas, se não tivesse sido a noite eu não poderia ter visto algo que me deixou realmente maravilhado! Era uma avenida à beira-mar, onde estacionamos para apreciar melhor. Sentamos em uma mesinha, colocada pelo pessoal de um bar que ficava do outro lado da avenida e pedimos alguma coisa para comer. Mas não foi a comida que me deixou maravilhado, foi o luar que naquele momento refletia até o horizonte. Sua cor era de um azul forte, o que sugeria a toda a paisagem uma tonalidade jamais vista. Era o famoso "Blue Moon" da canção tema do filme "Bonequinha de Luxo". Veja foto no meu álbum G+ no link disponível no final deste post.

No final desta semana muito chocante, partimos em direção ao Maranhão, também por via terreste, mas desta vez em veículo próprio. Nossa meta: Fortaleza, CE. (Prox. Post)

Veja fotos da viagem neste link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário